Capacitação
04/08/2023

Capacitação profissional é principal diferencial das construtoras civis 8 2023

De acordo com os dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, a construção civil assinou aproximadamente 39 mil carteiras de trabalho no mês de janeiro deste ano. Com isso, o número total de trabalhadores formais no setor da construção civil alcançou 2,4 milhões. Ainda, a mesma instituição revelou que, no período de julho de 2020 a abril de 2022, a região Sul acompanhou esse crescimento, sendo responsável por 16,48% do número de trabalhadores com carteira assinada. Os três estados da região estão entre os 10 maiores geradores de empregos no segmento durante o primeiro quadrimestre de 2022. A crescente contratação de colaboradores vai ao encontro dosdados que a Abrainc divulgou no primeiro trimestre de 2023 revelando que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresceu 6,9% em 2022, e continuou puxando o PIB, que teve elevação de 2,9%.

Apesar desse aumento, uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas contratantes é a qualificação da mão de obra, a fim de garantir maior efetividade nas atividades desenvolvidas. Como alternativa para contornar essa situação, a construtora A.Yoshii, referência no setor da construção civil há 57 anos, investe constantemente na qualificação de seus colaboradores por meio de treinamentos e cursos internos, incentivando e capacitando cada vez mais a equipe. “O plano de desenvolvimento dos colaboradores do grupo está diretamente relacionado ao planejamento estratégico da empresa, com ações que contemplam tanto as áreas administrativas quanto operacionais, tendo como foco principal o crescimento sustentável e os planos de expansão”, conta a coordenadora de treinamento e desenvolvimento do Grupo, Karin Francielle. Os treinamentos e as capacitações são direcionados a todos os profissionais, em diversos setores da empresa, oferecendo oportunidades para que todos possam buscar e adquirir conhecimentos que levem ao desenvolvimento em suas respectivas áreas.

Ao longo do ano, são oferecidos diversos treinamentos técnicos e comportamentais para as áreas administrativas e canteiros de obras visando o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, tais como curso de oratória, comunicação, liderança, gestão do tempo, liderança 360º, programas de coaching, palestras sobre variados temas como: Propósito e Construção de Legado, O Poder da Autorresponsabilidade, Negociação e Persuasão. Marketing Pessoal, Academia de Desenvolvimento de Lideranças, Produtividade e Alta Performance, Programa de Formação de M.O. operacional com foco em hidráulica, elétrica e pedreiro de acabamento, Educação Financeira, cursos normativos de NR-05 (CIPA), NR-10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade) NR-33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados), NR-18 (Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, NR-35 (Trabalho em altura), Operador de betoneira, Operador de grua, Montagem e desmontagem de andaime, entre outros. Os cursos e programas são realizados com empresas parceiras e colaboradores internos voluntários que contribuem na disseminação do conhecimento. “O programa anual de treinamento é estruturado de acordo com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de cada colaborador e abrange subsídios para bolsas de estudo em cursos, pós-graduação, MBA, treinamentos in company com foco no desenvolvimento de hard skills e soft skills, participação em feiras, congressos, palestras, entre outros”, explica. Karin acrescenta que, para os cursos oferecidos diretamente pela empresa, o colaborador não precisa se inscrever, enquanto para os cursos livres é necessário preencher um formulário que será analisado e validado pela área de Treinamento e Desenvolvimento, levando em consideração o budget anual, os objetivos estabelecidos no PDI e o tempo de empresa do profissional.

Case de sucesso: de servente a gerente de RH

Investir na formação do capital humano faz parte da filosofia e das estratégias do Grupo A.Yoshii, sendo considerado fundamental para a perenidade dos negócios e os planos de expansão da companhia. Além de gerar motivação e engajamento dos profissionais, o desenvolvimento contínuo contribui para a melhoria da performance e da produtividade individual e coletiva, possibilitando o alcance dos objetivos e resultados corporativos. Um exemplo de sucesso é José Marcelo Lima, que atualmente ocupa o cargo de Gerente Administrativo do Grupo, mas começou como servente e passou por diferentes posições, como almoxarife, assistente administrativo, administrativo de obra, coordenador de qualidade e coordenador administrativo. Há 26 anos na empresa, o gerente conta que a A.Yoshii fez parte de seu crescimento profissional. “Participei do programa de subsídio com bolsas de estudos para cursos, pós-graduação e MBA. Além de contar com o apoio de vários líderes que me incentivaram e me motivaram a crescer dentro do grupo”.

Até o momento, 2.855 colaboradores já participaram dos projetos de aperfeiçoamento do grupo em 2023. “Acreditamos que, por meio de nossos programas, é possível garantir melhores resultados e maior qualidade nos projetos do grupo. Além disso, proporcionamos confiança para que o colaborador execute seu trabalho com maior conhecimento e continue se aprimorando.”

OUTRAS NOTÍCIAS


  • Curitiba

    30/10/2024

    Curitiba celebra a entrega do Quintessence, novo ícone imobiliário no Batel

    Na noite de 29 de outubro, Curitiba comemorou a entrega oficial do Quintessence, um novo marco no mercado imobiliário da capital paranaense.

  • Celebrando

    20/09/2024

    Celebrando a excelência

    A. Yoshii é reconhecida entre as 10 Maiores Construtoras do Brasil

  • Tendência

    10/09/2024

    Tendência dinamiza espaços urbanos

    Conceito que resgata a vitalidade das cidades incorpora empreendimentos

  • Campanha

    06/09/2024

    Campanha "Doar Faz Bem" arrecada seis toneladas de alimentos

VER TODOS
Precisa de Ajuda?